Objective-C

Composição dos nomes

A Linguagem Objective-C é case sensitive, ou seja, importa se ocorre a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas, por exemplo, a variável tamanhoFigura é diferente de tamanhoFIGURA, ou TamanhoFigura. Não existe um tamanho limite para os nomes.

Abaixo uma lista das palavras reservadas que não podem ser usadas e que não são aconselhadas:

Palavras que não podem ser usadas Palavras que não devem ser usadas
auto BOOL
break Class
case bycopy
char byref
const id
continue IMP
default in
do inout
double nil
else NO
enum NULL
extern oneway
float out
for Protocol
goto SEL
if self
inline super
int YES
long @interface
register @end
restrict @implementation
return @protocol
short @class
signed @public
sizeof @protected
static @private
struct @property
switch @try
typedef @throw
union @catch()
unsigned @finally
void @synthesize
volatile @dynamic
while @selector
_Bool atomic
_Complex nonatomic
_Imaginery retain

Variáveis

Ponteiros são usados em situações em que é necessário conhecer o endereço onde está armazenada a variável e não o seu conteúdo. Frequentemente usado como apelido para a variável.

Um ponteiro é uma variável que contém um endereço de memória e não o conteúdo da posição.

         id       myObject2;

- O tipo id implica um ponteiro.

Abaixo uma tabela exemplificando a faixa de valores das variáveis em função do tipo

Tipo de Dado tamanho(bits) intervalo sem sinal intervalo com sinal
short int 16 0—65,535 –32,768—32,767
int 32 0—4,294,967,295 –2,147,483,648—2,147,483,647
long int 32 0—4,294,967,295 –2,147,483,648—2,147,483,647
long long int 64 0—(264 – 1) –263—(263 – 1)
Tipo de Dado tamanho(bits) intervalo bits significativos(aprox)
float 32 ±1.5 x 10-45 to ±3.4 x 1038 7
double 64 ±5.0 x 10-324 to ±1.7 x 10308 15

Objective-C é uma linguagem dinâmica, com typing e binding dinâmicos, é possível adicionar classes e categorias em tempo de execução de forma fácil, realizando chamadas de mensagem dinâmicas rapidamente, entre 1,5 e 2,0 vezes o tempo de uma chamada de função em C.

Tipificação

O Objective-C suporta tanto tipificação fraca quanto forte para as variáveis do objeto. Variaveis com tipificação forte incluem o nome da classe na declaração do tipo da variável. Variaveis com tipificação fraca usam o tipo id. Variaveis com tipificação fraca são usadas normalmente para coisas como coleção de classes, onde o tipo exato do objeto em uma coleção pode ser desconhecido.

O exemplo abaixo mostra exemplos de tipificação forte e fraca:

        MyClass *myObject1;  // tipificação forte
        id       myObject2;  // tipificação fraca
        

O asterisco na frente dos nomes de variáveis é usado para declarações de objetos com tipificação forte. O tipo id significa que a variável pode se referir a qualquer tipo de objeto, de modo que a classe atual e os métodos que ela implementa não são conhecidos quando compila o aplicativo.

O escopo estático é padrão em linguagens como ADA e C, bem como em linguagens funcionais modernas, pois permite que o programador possa elaborar raciocínios sobre valores, parâmetros e referências a objetos (ou seja, variáveis, constantes, funções etc), como substituições de nome simples. Isso torna muito mais fácil fazer o código modular e se raciocinar sobre ele, já que a estrutura local de nomeação pode ser entendida isoladamente. Devido ao entendimento de que o escopo estático torna a programação mais confiável.

Fontes

 
objectivec-2-trabalho.txt · Last modified: 2012/03/29 22:49 by clp · [Old revisions]