GT2:Avaliação da pós-graduação em Ciência da Computação

Objetivo: Acompanhar, analisar, discutir e propor políticas, estratégias, processos e instrumentos de avaliação da pós-graduação em Ciência da Computação.

Coordenadores:
Marcelo Fantinato (EACH-USP)
Carlos Silla (UTFPR)

Questões
Q1. Como ampliar a articulação com a CA-CC?
Q2. Como comparar os critérios de avaliação da área de CC com outras áreas?
Q3. Como aperfeiçoar o Qualis da área de CC?


Lista de discussão (aberta, entrada mediante solicitação via GoogleGroups):
coordpgcc-gt2@googlegroups.com


Ações em andamento

  1. Manter o uso da ferramenta SHINE para avaliação de conferências, porém permitir realização de ajuste fino no qualis (criar formulario no SHINE para permitir apontar os equívocos da classificacao) e divulgação pública dos pareceres de avaliação sobre os ajustes solicitados. início: novembro/2014.
  2. Revisão do Documento de Área - início: dezembro/2014

Histórico de ações sugeridas/discutidas em reuniões:

  1. Elaborar lista de itens para promover a transparência e comunicação das ações da CA-CC, por exemplo:
    • a) divulgação explícita dos critérios utilizados da avaliação antes do período de avaliação (no inicio do triênio);
    • b) divulgação permanente dos princípios básicos que a CA-CC considera importantes para a avaliação de um programa de PG em CC, bem como das tomadas de decisão durante a construção do documento de avaliação;
    • c) programação antecipada das reuniões do CACC com os programas de maneira a permitir maior visibilidade dos resultados dos programas entre si;
    • d) aumentar o numero de representantes de programas 3 e 4 na Comissão Assessora do CA-CC, se possível indicados pelo fórum dos coordenadores.
  2. Levantamento dos dados e contextualização (e divulgação) da PG em CC com relação as outras áreas, principalmente as correlatas, e seus reflexos para o desenvolvimento da área no pais.
  3. Fazer um estudo para avaliar o rigor da avaliação da área de CC;
  4. Considerar a incorporação de outras formas de classificação de veículos (por exemplo o core utilizado pela Matemática) no Qualis;
  5. Definir uma estrutura de classificação para a área de Computação que seja mais atualizada (definir claramente o que é Computação), acompanhando o esforço da SBC (Grandes Áreas) para a reclassificação das áreas de Computação;