This is an old revision of the document!


GT2:Avaliação da pós-graduação em Ciência da Computação

Objetivo: Acompanhar, analisar, discutir e propor políticas, estratégias, processos e instrumentos de avaliação da pós-graduação em Ciência da Computação.

Coordenadores:
Fátima Nunes (EACH-USP)
Nazareno Andrade (UFCG)

Questões
Q1. Como ampliar a articulação com a CA-CC?
Q2. Como comparar os critérios de avaliação da área de CC com outras áreas?
Q3. Como aperfeiçoar o Qualis da área de CC?


Lista de discussão (aberta, entrada mediante solicitação via GoogleGroups):
coordpgcc-gt4@googlegroups.com


Ações em andamento
Detalhamento dos perfis de Programas em cada nível

Histórico de ações sugeridas/discutidas em reuniões:
1. Elaborar lista de itens para promover a transparência e comunicação das ações da CA-CC (ex. a) divulgação explícita dos critérios utilizados da avaliação antes do período de avaliação (no inicio do triênio); b) divulgação permanente dos princípios básicos que a CA-CC considera importantes para a avaliação de um programa de PG em CC, bem como das tomadas de decisão durante a construção do documento de avaliação; c) programação antecipada das reuniões do CACC com os programas de maneira a permitir maior visibilidade dos resultados dos programas entre si; d) aumentar o numero de representantes de programas 3 e 4 na Comissao Assessora do CA-CC, se possível indicados pelo fórum dos coordenadores).
2. Levantamento dos dados e contextualização (e divulgação) da PG em CC com relação as outras áreas, principalmente as correlatas, e seus reflexos para o desenvolvimento da área no pais.
3. Fazer um estudo para avaliar o rigor da avaliação da área de CC;
4. Considerar a incorporação de outras formas de classificação de veículos (por exemplo o core utilizado pela Matemática) no Qualis;
5. Definir uma estrutura de classificação para a área de Computação que seja mais atualizada (definir claramente o que é Computação), acompanhando o esforço da SBC (Grandes Áreas) para a reclassificação das áreas de Computação;
6. Manter o uso da ferramenta SHINE para avaliação de conferências, porém permitir realização de ajuste fino no qualis (criar formulario no SHINE para permitir apontar os equívocos da classificacao) e divulgação pública dos pareceres de avaliação sobre os ajustes solicitados.

Participantes:

  • Uirá e David da UFRN
  • Rommel UERN
  • Osvaldo FACCAMP
  • Marcelo UFMS
  • Edna UFPE
  • Nahri UFMS
 
gt2-avaliacao_da_pos-graduacao.1380993008.txt.gz · Last modified: 2013/10/05 14:10 by renata · [Old revisions]